PUBLICIDADE
Notícias

BNDES descarta dificuldade de captação no exterior

17:48 | 26/03/2013
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) descartou a possibilidade de dificuldades para captar recursos no mercado internacional por causa da ressalva de auditores externos em seu balanço de 2012. Reportagem publicada nesta terça-feira pelo jornal O Estado de S.Paulo mostrou que o banco de fomento enfrentará dificuldades para captar no exterior, por causa de manobras contábeis feitas pelo governo federal para garantir a meta fiscal do ano passado.

Em nota, o BNDES destacou que, após a publicação do balanço com a ressalva, os títulos do banco no exterior não foram liquidados, nem houve alteração significativa em suas taxas. "Os principais títulos, com prazo de vencimento de sete anos, vêm sendo negociados em torno de 3,33% ao ano, sem alteração", ressaltou o banco.

A ressalva, feita pelos auditores da KPMG, indica que uma decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN), tomada às vésperas da virada do ano, permitiu inflar o lucro da instituição de fomento em R$ 2,38 bilhões.

O BNDES relatou ainda que o interesse externo nos papéis da do banco continua firme. "A instituição recebe frequentemente propostas de emissão de títulos no mercado exterior de agentes financeiros do mercado nacional e internacional. Na semana passada, em reunião com mais de 30 investidores, não houve nenhum sinal de preocupação com a observação feita pelos auditores externos", disse o comunicado.

TAGS