PUBLICIDADE
Notícias

Autoridade destaca diferenças entre Itália e Chipre

10:25 | 18/03/2013
A Itália não corre os mesmos riscos que o Chipre porque é um país manufatureiro com finanças públicas sólidas, afirmou nesta segunda-feira Giuseppe Vegas, chefe do órgão italiano que regula mercados de capitais, o Consob.

"Os mercados não estão indo bem por causa do Chipre, mas não há nada semelhante no que diz respeito à Itália", disse Vegas a repórteres às margens de uma conferência. "Não há preocupação com contágio e a saída (do Chipre) do euro definitivamente não está em discussão."

Os ativos financeiros registravam fortes quedas na manhã de hoje após a notícia de que o Chipre vai ser obrigado a taxar depósitos bancários para garantir um pacote de resgate de credores internacionais, anunciado no fim de semana. Como o Chipre é o primeiro país periférico da zona do euro a ter de cobrar impostos de correntistas para ser socorrido, os investidores se preocupam com as implicações que a exigência terá para futuras operações de resgate.

"O Chipre é um país financeiro e alguns dizem que é um paraíso fiscal. A Itália é uma nação manufatureira", disse Vegas. "A Itália não corre nenhum risco...e não há preocupação para nossos correntistas". As informações são da Dow Jones.

TAGS