PUBLICIDADE
Notícias

Arábia Saudita deverá aumentar produção de petróleo

10:52 | 11/03/2013
A Arábia Saudita, o principal exportador de petróleo do mundo, deverá aumentar sua produção nos próximos dois meses em meio ao aumento da demanda da Ásia e à redução das manutenções nas refinarias, afirmaram duas fontes. "É provável que seja um leve aumento, mas é difícil dizer de quanto será", disse uma das fontes.

"Nós estamos vendo alguns sinais positivos sobre a economia, e a demanda da Ásia, particularmente da China, está prevista para aumentar no segundo trimestre.

A Arábia Saudita cortou sua produção em cerca de 5% em dezembro, em resposta à demanda menor principalmente de clientes asiáticos, o corte mais forte em quase três anos de produção do reino. A maior economia do mundo árabe manteve, desde então, a produção estável em torno de 9 milhões de barris por dia, mas declarou repetidamente o seu compromisso para satisfazer todos os pedidos de petróleo de clientes.

No mês passado, a Arábia Saudita elevou sua produção de petróleo para 9,15 milhões de barris por dia, de 9,05 milhões de barris por dia em janeiro, mas sua oferta para o mercado caiu para 9,16 milhões de barris por dia, de 9,26 milhões de barris por dia, disse uma fonte.

O National Commercial Bank, a maior instituição de crédito da Arábia Saudita, disse em uma nota na semana passada que a produção média de petróleo do reino pode cair 400 mil barris de petróleo por dia em 2013, enquanto o Estado do Golfo limita a sua oferta para cumprir a meta estabelecida pela Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep).

A Arábia Saudita deverá produzir cerca de 9,5 milhões de barris por dia em média neste ano, ante 9,92 milhões de barris por dia em 2012, disse o banco. As informações são da Dow Jones.

TAGS