PUBLICIDADE
Notícias

Vendas no varejo dos EUA sobem 0,1% em janeiro

12:26 | 13/02/2013
As vendas no varejo dos Estados Unidos subiram 0,1% em janeiro ante dezembro, para o valor sazonalmente ajustado de US$ 416,60 bilhões, segundo informou hoje o Departamento do Comércio. O resultado veio em linha com a previsão de economistas consultados pela Dow Jones. Na comparação anual, as vendas subiram 4,4% em janeiro. O dado de vendas de dezembro foi mantido, com alta de 0,5% ante o mês anterior.

Excluídos o setor de automóveis, materiais de construção e gasolina, as vendas no varejo avançaram 0,2% na variação mensal. Desconsiderando-se apenas automóveis, as vendas também subiram 0,2%, exatamente como esperado.

As vendas das varejistas são um importante componente dos gastos com consumo, que respondem por cerca de dois terços da demanda na economia norte-americana.

Apesar da ligeira alta geral das vendas em janeiro, o indicador sugere que os consumidores reduziram os ganhos ao mínimo necessário em meio à possibilidade de alta de impostos e incertezas econômicas. Os gastos subiram nas mercearias e postos de gasolina no mês passado, mas ficaram estáveis em restaurantes, concessionárias de veículos e lojas de móveis. As informações são da Dow Jones.

TAGS