PUBLICIDADE
Notícias

Setor automobilístico dos EUA tem aumento nas vendas

17:18 | 01/02/2013
A indústria automobilística dos Estados Unidos começou o ano com vendas crescentes em janeiro, indicando que o mercado está no caminho de voltar este ano a níveis vistos antes da recessão.

A General Motors informou nesta sexta-feira que suas vendas de automóveis e caminhões pequenos nos EUA aumentaram 16% para 194.699 em janeiro, enquanto a Chrysler, unidade da italiana Fiat, afirmou que as vendas também subiram 16%, para 117.731 veículos. Entre as montadoras norte-americanas, a Ford registrou o maior avanço, com as vendas crescendo 22% em janeiro, para 166.501 veículos.

As vendas da Toyota avançaram 27%, para 157.725, e a Hyundai registrou aumento de 2,4%, alcançando um recorde para meses de janeiro graças ao Elantra e ao Santa Fe. As vendas da Nissan cresceram 2% e as da Volkswagen avançaram 6,7%, mas o resultado registrou um dos menores ganhos ano a ano em meses.

A expectativa, segundo o site Edmunds.com, é de que as vendas totais de veículos nos EUA em janeiro cresçam 15% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Janeiro é geralmente um mês de vendas fracas, mas alguns analistas preveem que a indústria pode fechar o mês com uma taxa anualizada de mais de 15 milhões de vendas, colocando o setor automobilístico no caminho de um ano robusto. "Os números de janeiro mostraram que as vendas de veículos permaneceram fortes mesmo após o término das propagandas de fim de ano", disse Jessica Caldwell, analista do Edmunds.com.

O acesso fácil a crédito e as baixas taxas de juros têm ajudado a motivar compradores, que buscam novos veículos para substituir os antigos. A idade média dos carros em uso nos EUA é atualmente de 11 anos. As informações são da Dow Jones.

TAGS