PUBLICIDADE
Notícias

Rosenberg: emprego dá sinais de estabilidade em 2013

10:16 | 26/02/2013
Ainda que a economia brasileira se recupere do baixo crescimento registrado em 2012, a situação do emprego no País deve se manter estável neste ano. Para a economista-chefe da Rosenberg & Associados, Thaís Zara, o cenário atual é de manutenção do mercado de trabalho relativamente estável, sem indicações de grandes variações positivas ou negativas para 2013. Nesta terça-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a taxa de desemprego em janeiro foi de 5,4%, a mais baixa para o mês desde o início da série histórica da Pesquisa Mensal de Emprego, em 2002. "O quadro que temos hoje é de mercado de trabalho relativamente estável, sem grandes indicações de melhora ao longo deste ano", afirmou a economista.

Um dos fatores que podem ter sido responsáveis pela manutenção da baixa taxa de desemprego ao longo de 2012, mesmo com um desempenho ruim da economia, é o alto custo da demissão. De acordo com Thaís, mesmo a elevação do custo do trabalho nos últimos anos não deve ser capaz de prejudicar o quadro atual de baixo desemprego. "Há todo um custo para demitir e a taxa de desemprego já está relativamente baixa. Não acredito em nenhuma grande variação", disse.

Para ela, a taxa de desemprego, quando desconsideradas as variações sazonais, se mostra praticamente estável pelo quinto mês consecutivo. "Nos últimos quatro ou cinco meses temos uma taxa de expansão da população economicamente ativa maior do que tínhamos até então e a população ocupada também vem aumentando um pouco, de forma praticamente proporcional", comentou. Para a economista-chefe da Rosenberg, mesmo a queda do rendimento não mostra sinal de mudança. "Se olharmos a série histórica, está praticamente estável", disse.

TAGS