PUBLICIDADE
Notícias

Reid apresenta substitutivo para evitar cortes de gastos

23:33 | 26/02/2013
O líder da maioria no Senado dos EUA, o democrata Harry Reid, apresentou na noite desta terça-feira uma proposta para quebrar o impasse sobre os cortes automáticos de gastos. Ele propôs que os cortes de gastos de US$ 85 bilhões sejam substituídos por uma alternativa que desloca parte da carga de redução do déficit para os contribuintes mais ricos.

Reid espera encerrar o debate com a adoção dessa medida, que impõe um imposto de 30% sobre as rendas mais elevadas. Segundo um assessor democrata, a proposta deverá ser votada na quinta-feira. O líder democrata vai permitir a votação de apenas uma única alternativa republicana, e não múltiplas alternativas.

O Congresso está cada vez mais focado nos cortes automáticos de gastos, que foram determinados no acordo orçamentário de 2011 e entram em vigor nesta sexta-feira. O presidente Barack Obama montou uma campanha pública para alertar sobre os danos econômicos, caso os cortes sejam efetivados. O objetivo é pressionar os parlamentares republicanos a aceitar alguns aumentos de impostos. Os republicanos, contudo, se mantêm firmes contra o aumento de taxas, preferindo um plano com cortes segmentados de gastos.

Além disso, os senadores democratas esperam votar nesta quarta-feira a nomeação de Jack Lew como secretário do Tesouro. Mas eles ainda buscam um acordo com os republicanos para fazê-lo. As informações são da Dow Jones.

TAGS