PUBLICIDADE
Notícias

Recursos da China podem ser usados em obras da refinaria do Ceará

A presidente da Petrobas, Graça Foster, está na China em busca de recursos para concluir obras da Refinaria Premium 1, no Maranhão. Caso consiga, os recursos também podem ser usados na refinaria do Ceará

11:15 | 28/02/2013
NULL
NULL
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse nesta quinta-feira, 28, que a Petrobras está com “certa dificuldade financeira” para concluir as obras da Refinaria Premium 1, no Maranhão. A presidente da estatal, Graça Foster, está na China em busca de parcerias. Caso consiga, os recursos também podem ser usados nas obras da refinaria do Ceará.

Segundo Lobão, a construção da Premium 1 e de outras refinarias (como a de Pernambuco e a do Rio de Janeiro) é importante para reduzir as importações de diesel e gasolina no país. “Esse projeto não pode acabar porque é uma necessidade para o país. Estamos importando gasolina e diesel em grande quantidade, não porque não temos petróleo, mas porque não temos refinaria.”

Apesar de reconhecer a dificuldade financeira da Petrobras, o ministro garantiu que a rodada de negócios na China ocorre a convite do país. “Ela (Graça Foster) recebeu convite para isso. Ela não está lá à procura de investidores”, destacou Lobão.

Segundo ele, a necessidade de parcerias da Petrobras está relacionada aos “projetos gigantescos” que serão feitos pela estatal. “Os investimentos no pré-sal são de grandes proporções, daí ela (Petrobras) precisa de recursos e de parceiros”, explicou.

O lucro líquido da Petrobras em 2012, de R$ 21,18 bilhões, foi o menor dos últimos oito anos, de acordo com balanço divulgado pela empresa no dia cinco de fevereiro. Segundo a estatal, a redução do lucro resulta de fatores como o aumento dos custos operacionais, menor produção de petróleo, desvalorização cambial e aumento da importação de derivados.

Agência Brasil

TAGS