PUBLICIDADE
Notícias

PIB da Itália cai pelo 6º tri seguido no 4º tri de 2012

09:14 | 14/02/2013
A economia da Itália teve contração maior do que a prevista no quarto trimestre do ano passado, recuando 0,9% na comparação com o terceiro trimestre, segundo o instituto nacional de estatísticas, Istat. Com isso, o Produto Interno Bruto (PIB) italiano registrou contração por seis trimestres consecutivos, o que só havia acontecido uma vez na história do país após a Segunda Guerra Mundial - durante a crise cambial de 1992 e 1993.

O dado preliminar, ajustado por fatores sazonais e pelo número de dias úteis, foi pior do que a estimativa dos economistas consultados pela Dow Jones, que esperavam queda de 0,6%. Em base anual, o PIB caiu 2,7%, também mais do que a previsão de queda de 2,3% na comparação com o quarto trimestre de 2011.

Houve declínio da atividade nos setores industrial, de serviços e agrícola, segundo o Istat. O recuo trimestral foi o mais agudo desde o início de 2009, no início da crise financeira global. No terceiro trimestre do ano passado, o PIB italiano havia caído apenas 0,2% em relação ao segundo trimestre, sustentado pelo setor industrial, que aparentemente se beneficiava de exportações robustas.

A forte piora da tendência econômica provavelmente vai aquecer o debate político antes das eleições gerais no país, marcadas para 24 e 25 de fevereiro. Em todo o ano passado, o PIB italiano teve contração de 2,2% em termos reais, informou o Istat. As informações são da Dow Jones.

TAGS