PUBLICIDADE
Notícias

Peugeot registra prejuízo recorde de 5 bilhões de euros em 2012

11:27 | 13/02/2013
NULL
NULL
A montadora francesa Peugeot Citroën registrou um prejuízo recorde de 5 bilhões de euros nesta quarta-feira, mas disse que estava no caminho para se recuperar da crise, e o governo insistiu que a nacionalização não está na agenda.

A PSA Peugeot Citroën, a maior montadora francesa e a segunda maior da Europa, atrás da Volkswagen, chocou a França no meio do ano passado, quando anunciou cortes enormes de empregos e um plano para fechar uma fábrica perto de Paris.

Mas, ao anunciar seus resultados anuais, o grupo afirmou que havia construído os alicerces para a recuperação, depois de realizar a limpeza de seu balanço e implementar um difícil plano de reestruturação.

A Peugeot atribuiu os resultados a uma já anunciada baixa contábil de ativos de 4,7 bilhões de euros no ano passado e a uma crise no mercado automobilístico europeu.

"Os resultados do grupo em 2012 refletem o ambiente deteriorado do setor automotivo na Europa", afirmou o presidente da Peugeot, Philippe Varin, em um comunicado.

Mas acrescentou: "As bases para a nossa recuperação foram estabelecidas".

Os resultados foram piores do que o previsto por analistas e cobriram a perda recorde anterior de 1,2 bilhão em 2009.

O péssimo estado das finanças do grupo suscitou a possibilidade de uma nacionalização, a fim de resgatar uma das empresas mais emblemáticas da França da catástrofe.

Mas o ministro francês das Finanças, Pierre Moscovici, firmemente descartou a possibilidade, dizendo que não era "absolutamente" relevante e que cabia à Peugeot implementar seu plano de recuperação.
AFP

TAGS