PUBLICIDADE
Notícias

Juros podem dobrar valor do empréstimo no crédito pessoal

13:23 | 04/02/2013

Encargos como juros, tarifas e seguros podem levar o valor final de um crédito pessoal a mais do que dobrar. É o que mostra uma pesquisa da Proteste (associação de defesa do consumidor), que fez três simulações de crédito pessoal em 13 instituições financeiras e mostrou que o chamado CET (custo efetivo total) aumenta muito o total do empréstimo.

O CET considera a taxa de juros cobrada pela instituição e outras despesas incluídas na operação de crédito, como tarifas e seguros. Por isso, a associação alerta que, para saber qual o crédito mais vantajoso, é preciso olhar o CET.

Dificuldades


As instituições financeiras são obrigadas, por uma resolução do Banco Central, a informar o custo efetivo total antes da contratação de um crédito, a qualquer tempo, a pedido do cliente.

Segundo o estudo, no BC, as taxas de juros -que não incluem demais despesas da operação- variavam de 24% ao ano a 63% ao ano e os valores de CET calculados pela Proteste ficaram entre 49% e quase 199% ao ano. Esses valores se referem apenas aos bancos. As taxas de juros das financeiras não foram encontradas pela Proteste no BC. As informações são do jornal Folha de São Paulo.

Redação O POVO Online

TAGS