PUBLICIDADE
Notícias

Japão intensificará esforços para elevar Nikkei

13:51 | 09/02/2013
O ministro de Economia e Política Fiscal do Japão, Akira Amari, afirmou hoje que o governo intensificará os esforços para erguer a economia, de modo que o índice Nikkei subirá mais 17%, para 13 mil pontos, até o fim de março, informou a Kyodo News. "Será importante para mostrar o nosso vigor para ver o Nikkei alcançar os 13 mil pontos até o fim do ano fiscal", disse ele em discurso.

O indicador, que no início desta semana avançou para o maior nível desde setembro de 2008, terminou cotado a 11.153 pontos na sexta-feira. "Nós queremos continuar adotando novas medidas para ajudar os preços das ações a subir", acrescentou o ministro, referindo-se às principais políticas da administração do premiê Shinzo Abe para promover um afrouxamento monetário e mais investimentos privados.

De acordo com Amari, a recente alta do Nikkei se traduz em ganhos de 38 trilhões de ienes (US$ 409,92 bilhões) para corporações japonesas, incluindo instituições financeiras. O índice de ações começou a subir em meados de novembro, quando o então primeiro-ministro, Yoshihiko Noda, decidiu realizar eleições gerais em 16 de dezembro, nas quais o Partido Liberal Democrata de Abe voltou ao poder, disse a agência Kyodo News. As informações são da Dow Jones.

TAGS