PUBLICIDADE
Notícias

Iwata diz que foi convidado para vice-presidente do BoJ

01:13 | 25/02/2013
Professor da Universidade de Gakushuin, Kikuo Iwata disse hoje que foi convidado pelo primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, para ser vice-presidente do Banco do Japão (BoJ). "Eu disse a Abe que eu humildemente aceitaria a posição", afirmou, ao ressaltar que foi convidado antes de o primeiro-ministro se reunir com o presidente dos EUA, Barack Obama, na semana passada.

Sobre os relatos de que o presidente do Banco Asiático de Desenvolvimento, Haruhiko Kuroda, deve ser o provável indicado para a presidência do BOJ, Iwata aponta que "é uma boa escolha" e acrescenta que está disposto a apoiar o novo presidente.

Iwata também disse que, se for nomeado vice-presidente, irá trabalhar para atingir a meta de inflação de 2% acordada na reunião de política monetária de janeiro do BoJ. Ainda afirmou que a meta é exequível sem a compra de títulos estrangeiros, embora ele não afaste essa possibilidade. Iwata manteve a posição de que é preciso rever a legislação que rege o banco central. As informações são da Dow Jones.

TAGS