PUBLICIDADE
Notícias

Indústria retoma investimentos, mostra índice da Fiesp

13:48 | 28/02/2013
A confiança dos empresários industriais paulistas avançou de 49,8 pontos em janeiro para 52,2 pontos em fevereiro, de acordo com pesquisa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O item investimento, um dos cinco que compõem o indicador Sensor, avançou, no período, de 51,5 pontos para 60,3 pontos, o maior número desde setembro de 2010 (61,0). "Quando vamos começar a ver uma recuperação do investimento? Acho que estamos vendo", disse o diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp, Paulo Francini.

Segundo ele, o avanço está apoiado principalmente no índice de Nível de Emprego da indústria paulista divulgado neste mês, que subiu 0,12% em janeiro ante dezembro, com ajuste sazonal, e no Indicador de Nível de Atividade (INA) de Máquinas e Equipamentos, apresentado mais cedo nesta quinta-feira, que subiu 3,3% em janeiro ante dezembro, também com ajuste. "Os investimentos estão ocorrendo." O diretor do Depecon, no entanto, manteve a projeção para o INA geral de 2013 em 2,3%.

Capacidade ociosa

Francini disse que o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) ficou praticamente estável. O indicador avançou para 82,6% em janeiro ante 82,4% em dezembro, com ajuste. Na avaliação do executivo, o resultado indica que a indústria de transformação do Estado de São Paulo está com capacidade ociosa. "(A indústria) está atendendo o nível de demanda com folga quanto à capacidade de produção."

TAGS