PUBLICIDADE
Notícias

Imposto de Importação sobre bagagem poderá ser pago no débito

A medida é direcionada a passageiros que vem do exterior. Antes, o turista era obrigado a ir a um banco para pagar o imposto devido

14:12 | 18/02/2013
NULL
NULL
A Receita Federal (RF) passou a permitir o pagamento de impostos incidentes sobre a bagagem do passageiro que vem do exterior com cartão de débito. Antes, o turista era obrigado a ir a um banco para pagar o imposto devido.

A mudança faz parte de um projeto mais amplo da Receita Federal de modernização e simplificação do controle aduaneiro sobre bens de viajantes, visando à preparação da Receita Federal para grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014, a Copa das Confederações de 2013 e a Jornada Mundial da Juventude, que também ocorrerá este ano.

Para o subsecretário de Arrecadação e Atendimento, Carlos Roberto Occaso, a operação funcionará de forma semelhante aos restaurantes. Ao ser apurado o imposto, o funcionário oferecerá a máquina para que o usuário passe o cartão.

A alteração começou em Brasília e será ampliada até o final de semana para os aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e do Galeão, no Rio de Janeiro. Os demais aeroportos também serão beneficiados com a mudança, segundo o subsecretário.

Poderão ser utilizados cartões de débito das bandeiras Visa, Mastecard e Elo para qualquer banco. Occaso informou que o uso de cartão de crédito ainda está em estudo.

De acordo com o subsecretário de Aduana e Relações Internacionais da Receita Federal, Ernani Argolo Checcucci Filho, a novidade irá facilitar a vida do passageiro e melhorar a imagem do Brasil, ressaltando que a medida depende ainda de questões logísticas para se espelhar pelo Brasil. Com informações da Agência Brasil.

Redação O POVO Online

TAGS