PUBLICIDADE
Notícias

Fiesp: máquinas e equipamentos puxam produção de janeiro

13:32 | 28/02/2013
O diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Francini, viu com bastante otimismo o resultado do Indicador do Nível de Atividade (INA), que subiu 3,7% em janeiro em relação a dezembro, na série sem ajuste sazonal, e 2,1%, com ajuste. "(O resultado) mostra um sinal positivo importante", disse. Ele destacou que, desde 2002, é a primeira vez que a série sem ajuste sazonal fica positiva na comparação de janeiro com dezembro.

Francini ressaltou que o bom desempenho se deve em boa medida ao setor de máquinas e equipamentos, que apresentou variação positiva de 3,3% em janeiro comparado a dezembro, com ajuste sazonal, e de 4,7% na série sem ajuste. "No mês passado, verificamos a melhoria no volume de consultas para investimentos, apontada pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Parece que as consultas se transformaram em realidade de vendas, que se transformaram em realidade de produção." As vendas do setor de máquinas e equipamentos subiram 9,7% em janeiro ante dezembro, com ajuste.

Para o diretor do Depecon, o avanço do setor é um reflexo das ações tomadas pelo governo, principalmente a redução da linha PSI-Finame, medida classificada por ele como um "forte estímulo a quem queira fazer aquisição de máquinas e equipamentos". Francini citou ainda a redução da taxa básica de juros (Selic), a redução do spread bancário e o câmbio, que, "apesar de ninguém estar satisfeito, está melhor do que antes e dá estímulo à produção".

Francini disse que o bom resultado do INA também se deve ao setor automobilístico. Segundo ele, o fim do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), em dezembro, levou os consumidores a adiantar a compra de carros. "Com isso, houve entrada com boa velocidade (de vendas) em janeiro."

TAGS