PUBLICIDADE
Notícias

Estado australiano aprova produção de petróleo de xisto

10:33 | 13/02/2013
O Estado de Queensland, na Austrália, disse que permitirá que companhias desenvolvam reservas de petróleo preso em formações rochosas de xisto, a fim de acessar reservas estimadas em mais de 20 bilhões de barris.

O ministro das Recursos Naturais e Minas de Queensland, Andrew Cripps, concedeu aprovação para a operadora de petróleo de xisto existente QER Ltd. dar prosseguimento a uma operação comercial perto de Gladstone.

Em meio ao burburinho em torno dos vastos campos de gás offshore e recursos não convencionais da Austrália, como gás de carvão e gás de xisto, o potencial do país para aumentar a sua produção de petróleo tem sido largamente ignorado. A produção de petróleo australiana caiu 14,5% no ano passado, para 484 mil barris por dia - o menor nível desde 1983 - à medida que os campos convencionais se esgotaram, segundo a BP PLC.

Cripps disse que Queensland tem cerca de 90% dos recursos de óleo de xisto conhecidos da Austrália, que são equivalentes a aproximadamente 22 bilhões de barris de petróleo. As informações são da Dow Jones.

TAGS