PUBLICIDADE
Notícias

Confira dicas para escapar dos perigos provocados pela chuva

Com várias ruas alagadas e escorregadias, o motorista precisa se prevenir para pegar os carros nesses dias

10:51 | 18/02/2013
NULL
NULL

A chuva que cai em Fortaleza desde a última sexta-feira vem deixando os motoristas em situações desagradáveis. Com várias ruas alagadas e escorregadias, o fortalezense precisa se prevenir para pegar os carros nesses dias.

O POVO Online reuniu algumas dicas para você saber como escapar desses perigos inesperados que aparecem no caminho. As orientações são da Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), centro de pesquisa do País dedicado ao estudo da reparação automotiva e prevenção de acidentes.

- O primeiro mandamento: diminua a velocidade logo que começar a chover.

- No caso de aquaplanagem (deslizamento do pneu sobre camada de água), a primeira coisa a fazer é tirar o pé do acelerador, não pisar nos freios e não virar a direção, até que os pneus voltem a entrar em contato com a pista, permitindo virar ou frear o veículo. Essa manobra não é fácil de realizar, ainda mais para condutores não treinados, por isso, diminua a velocidade sempre que a pista estiver molhada ou com poças, para evitar correr esse risco.

- Mesmo de dia, acenda os faróis baixos.

- À noite, evite olhar diretamente para os faróis dos carros que estiverem vindo na direção contrária. A luz é multiplicada pela pista molhada e os pingos de chuva no parabrisa, o que prejudica sua visibilidade.

- Pise no pedal dos freios de forma suave e progressiva, e sempre com antecedência. Uma freada forte pode travar as rodas, fazendo com que elas percam o contato com a pista. Além disso, pisando com antecedência, mesmo que suavemente, você avisa quem vem atrás que será preciso diminuir a velocidade.

- Aumente o cuidado nas ultrapassagens. E sempre sinalize, para que o outro carro saiba o que você vai fazer.

- Tenha um cuidado especial ao entrar no carro com os sapatos molhados. Seu pé pode escorregar na hora de pisar em um dos pedais.

- Manutenção preventiva. Na chuva, a diferença entre um carro em bom estado e um que requer conservação é mais gritante.

- Pneu careca não consegue manter um bom atrito com a pista, mesmo quando o chão está seco. Troque os pneus antes que eles cheguem a este estado. E faça a calibragem toda semana.

Confira outras notícias sobre carros e motos no O POVO Online.

Redação O POVO Online

TAGS