PUBLICIDADE
Notícias

Cid se reúne nesta quinta com Dilma para pedir apoio para refinaria

07:50 | 07/02/2013
NULL
NULL

O governador Cid Gomes vai procurar mais uma vez apoio para que o projeto da Refinaria Premium II seja instalado no Ceará. Ele tem reunião marcada para a tarde desta quinta-feira, 7, com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, em Brasília. O objetivo é pedir que Dilma "interceda" para que o projeto aconteça. A refinaria ficará no Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

Também estão na pauta do encontro investimentos da União no Ceará, como projetos de mobilidade urbana e de infraestrutura.

Cid Gomes disse à imprensa que os entraves que dificultavam projeto da refinaria já estariam superados e que faltava apenas a Petrobras iniciar as obras.

No ano passado, foi cogitada a possibilidade de a refinaria ser retirada dos planos da Petrobras, mas a presidente da estatal, Graça Foster, garantiu a continuidade do projeto. Neste ano, novamente Foster voltou a dizer que estaria reavaliando o caso do Ceará e também da Premium I, do Maranhão.

Plano de Negócios

A refinaria Premium II continua no Plano de Negócios da Petrobras 2012-2016. “Vamos fazer sim porque nós precisamos sim destas refinarias. Todas as quatro”, disse Graça Foster na apresentação do plano em junho do ano passado. No entanto, segundo ela, é necessário avançar nos projetos e determinar cronogramas. A cada fase, segundo ela, os projetos serão reavaliados.

VEJA TAMBÉM
Refinaria Premium II recebe licença para instalação
Ceará vai buscar parceria na Coreia para refinaria
Refinaria do Ceará deve equilibrar oferta de combustíveis

Graça Foster explicou que o projeto não será retirado, mas reavaliado para que seja formado um cronograma. “Nenhum projeto foi retirado. Quando falamos que estamos reavaliando podemos dizer que estamos fazendo um trabalho para determinar objetivamente o cronograma e quanto será preciso para o projeto”, destacou.

Segundo o diretor da estatal, Cosenza, as refinarias do Maranhão e do Ceará estão no plano, mas na fase 1 de avaliação. “As refinarias estão no plano de negócios compatíveis com a fase em que estão, mas nós necessitamos determinar prazos, custos, rentabilidade e métricas internacionais”.

Teresa Fernandes

TAGS