PUBLICIDADE
Notícias

BNDES e dívida privada são dúvidas de investidores

14:41 | 21/02/2013
O governo já começou a conversar com possíveis interessados nos projetos de infraestrutura apresentados ao mercado. Na capital britânica, uma reunião realizada na quarta-feira (20) revelou que, entre as dúvidas dos estrangeiros, estão o funcionamento das linhas de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a legislação nacional e o mercado secundário de dívida privada.

Organizada pela Embaixada do Brasil em Londres, a reunião atraiu cerca de 30 instituições, entre operadores de infraestrutura, bancos e fundos de investimento e pensão. "Foi um encontro preliminar. A reunião foi muito boa porque percebemos as dúvidas que existem para que o roadshow também possa tratar desses temas", diz o embaixador brasileiro no Reino Unido, Roberto Jaguaribe.

Sobre as recentes alterações em contratos do setor elétrico - fato duramente criticado por investidores -, o embaixador comentou que o tema não fez parte do encontro de ontem. "O Brasil tem relação com o capital estrangeiro desde a Independência", disse, ao comentar que, ao contrário, houve boa receptividade e interesse dos estrangeiros.

Na reunião, foi apresentado um quadro do País aos investidores, como a situação macroeconômica e a legislação. Os grandes projetos de infraestrutura, porém, não foram comentados, já que isso será feito durante o roadshow que deve ocorrer nos próximos dias em Nova York e Londres. Na capital britânica, o evento deve ocorrer em 1º de março.

No encontro realizado na quarta-feira, a situação brasileira foi apresentada pelo presidente da Febraban, Murilo Portugal, o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Leonardo Pereira, e a presidente da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), Denise Pavarina, além de representantes do Ministério da Fazenda e do BNDES.

TAGS