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Bancos privados terão ajuda do Tesouro para estimular financiamentos

De acordo com secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, o financiamento deve ter participação do setor privado

16:11 | 26/02/2013
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O governo federal está buscando melhorar as condições de mercado para que os bancos privados aumentem sua participação do financiamento de longo prazo no país. A informação é do secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin. De acordo com ele, o financiamento deve ter participação do setor privado.

Apesar de não detalhar a ação, o anúncio de Augustin vai ao encontro de afirmação dada por Guido Mantega de que a ideia é que o Tesouro faça um empréstimo direto às instituições privadas, ou seja, que não passe pelo BNDES.

O Tesouro deverá aportar, ainda este ano, cerca de R$ 5 bilhões no novo fundo de infraestrutura que o governo pretende criar para estimular os bancos, incluindo os privados, a emprestar às empresas que vão participar do pacote de concessões.

As instituições que utilizarem os recursos vão remunerar a União pela Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), atualmente em 5% ao ano, e cobrar do tomador uma comissão de 1,5%, no caso de rodovias e de 1%, no de ferrovias.

De acordo com Arno, não seria um programa novo, mas estão sendo feitos esforços para viabilizar outros canais de acesso ao financiamento e ampliar a participação do setor privado nesses investimentos.

Ontem, o Ministério da Fazenda divulgou que o governo vai editar uma medida provisória (MP) para alterar o PSI e permitir o financiamento de projetos de infraestrutura logística. Segundo nota divulgada pela Fazenda, a mudança vai permitir que o PSI viabilize a requisição de projetos no âmbito do Programa de Investimentos em Logística: Rodovias e Ferrovias.

Atualmente, o PSI apenas empresta recursos para aquisição de bens de capital e estímulo à inovação. Os recursos para essa nova modalidade de financiamento do programa serão originários da parcela de R$ 15 bilhões de recursos próprios do sistema bancário - decorrentes da liberação de depósitos compulsórios sobre depósitos à vista.

Para 2013, estão previstos R$ 100 bilhões para o PSI O financiamento dos projetos de infraestrutura logística no PSI 2013 terá taxa de juros de 3% ao ano nas operações contratadas no primeiro semestre e de 3,5% ao ano no segundo semestre. O prazo de financiamento é de até 20 anos com carência de até 36 meses. As informações são do O Globo.

Redação O POVO Online

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