PUBLICIDADE
Notícias

Áustria diz que tentar enfraquecer euro é "inadequado"

13:21 | 11/02/2013
As taxas de câmbio deveriam ser estabelecidas pelos mercados financeiros e qualquer esforço para desvalorizar o euro é "inadequado", disse nesta segunda-feira a ministra das Finanças da Austria, Maria Fekter. "O mercado é fundamentalmente quem decide. Um enfraquecimento artificial da moeda é inadequado", afirmou a ministra, antes de se encontrar com ministros da zona do euro.

A ministra disse que os dirigentes europeus estão preocupados com as políticas adotadas em outras regiões. Na semana passada, o ministro da França, François Hollande, pediu que a Europa desenvolva uma política cambial para prevenir valorização excessiva do euro. O ministro das Finanças de Luxembourg, Luc Frieden, sinalizou também que não é a favor de que se tente influenciar a cotação da moeda.

O governo do Japão prometeu impulsionar o país por meio de estímulos econômicos agressivos e política monetária mais frouxa, pressionando o iene para baixo. Políticas semelhantes tem sido adotadas pelo Reino Unido e Estados Unidos. As informações são da Dow Jones.

TAGS