PUBLICIDADE
Notícias

Anatel reprova serviço de internet em celulares

Nenhuma das quatro grandes empresas de telefonia atinge meta de desempenho da agência reguladora do setor de agosto a outubro. No Ceará, apenas a Oi ficou abaixo do previsto.

08:21 | 07/02/2013
NULL
NULL
A conexão de internet móvel -por celular ou tablet 3G- no Brasil tem mais falhas que as permitidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), reguladora do setor. A agência requer que, de cada 100 conexões, apenas 2 tenham falhas; índice médio das operadoras é 4. No Ceará, apenas a Oi ficou abaixo da meta.

O acesso de voz da Oi no Ceará segue tendência negativa. Caiu de 94,07% em agosto para 93,84% em setembro e chegou a 92,5% em outubro. O acesso de dados também segue em queda. Inicialmente, era de 92,2% em agosto, foi a 90,53% em setembro e depois a 90,43% em outubro.

A agência avaliou o desempenho técnico das operadoras de telefonia móvel de agosto a outubro do ano passado e constatou que as quatro maiores empresas do país -Vivo, TIM, Claro e Oi- não atingiram o percentual mínimo de qualidade para tráfego de dados.

No caso da internet e do SMS, 98% de todo o tráfego deveria acontecer sem falhas de envio ou de conexão, segundo o parâmetro da Anatel. Na média, as empresas fecharam o trimestre em 96%. Ou seja, a cada 100 conexões ou envios de mensagem, 4 falham -o dobro do permitido.

Esse é o primeiro estudo feito pela agência desde que as teles tiveram suspensas a venda de novos chips, no ano passado. A TIM deixou de comercializar chips no ano passado. Com informações do jornal Folha de São Paulo

Redação O POVO Online

TAGS