PUBLICIDADE
Notícias

Anatel exige melhorias na telefonia fixa em 4 meses

A expectativa é de que a partir de junho os consumidores contem com um serviço de telefonia fixa de melhor qualidade

12:33 | 14/02/2013
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou nesta quinta-feira, 14, o novo “Regulamento de Gestão de Qualidade da Prestação do Serviço Telefônico Fixo”. O estatuto exige que em 120 dias as empresas apresentem maior desempenho. A expectativa é de que a partir de junho os consumidores contem com um serviço de telefonia fixa de melhor qualidade.

A realização de pesquisa de satisfação dos clientes será uma das obrigações das operadoras, além do cumprimento dos indicadores técnicos. O número de erros em conta, um dos maiores problemas enfrentados pelos usuários, não poderá ser superior a 2,5% para cada mil.

Os call centers das companhias de telefonia fixa precisarão ser melhores ou contar com mais postos e mais habilitados, porque a meta será de 95% para o atendimento das ligações feitas pelos usuários.

Outra determinação da Anatel é que em pelo menos 93% das ligações locais terão que ser completadas, já a taxa de completamento de chamadas dos interurbanos (DDDs) e internacionais é de 92%.

As obrigações valem para as empresas com mais de 50 mil assinantes, isto é, para as grandes empresas, entre elas Oi, Telefonica, Embratel, GVT, CTBC, TIM e Sercomtel. Até o final do ano passado o Brasil contava com cerca de 44 milhões de telefones fixos.

Pequenas empresas
Ainda segundo o regulamento, as empresas menores terão de, anualmente durante o mês de setembro, ser avaliadas e publicar na sua página da internet os dados dos pedidos e atendimentos dos clientes.

O estatuto foi aprovado na reunião do conselho diretor da agência do dia 20 de dezembro do ano passado, mas passou por uma consulta pública entre abril e maio de 2011 e foi analisada por todos os diretores da Anatel. As informações são do O Globo.

Redação O POVO Online

TAGS