PUBLICIDADE
Notícias

Acordo para orçamento da UE pode ser díficil, diz Merkel

12:21 | 02/02/2013
As negociações para o orçamento da União Europeia (UE) devem ser muito difíceis, sem garantia de acordo entre os líderes dos 27 países membros, afirmou neste sábado a chanceler da Alemanha, Angela Merkel. O encontro entre as autoridades está marcado para as próximas quinta-feira (7) e sexta-feira (8), quando será discutido o quadro financeiro do bloco para o período de 2014 a 2020. "Não posso prever hoje se nossas negociações terão sucesso, tudo que sei é que serão difíceis", avaliou.

Em novembro, líderes europeus falharam na tentativa de fechar um acordo para a União Europeia, diante dos impasses para resolver a crise financeira da zona do euro. No cerne da disputa está a quantia que o bloco deve receber de seus países membros para financiar programas conjuntos, a fim de evitar a recessão econômica prolongada.

Enquanto o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, já está pressionando por um aumento de verba menor do que o originalmente proposto, os opositores liderados pelo primeiro-ministro britânico, David Cameron, pediram um congelamento do orçamento da UE. As informações são da Dow Jones.

TAGS