Participamos do

Wen pede que BC chinês apoie crescimento econômico

10:37 | Jan. 21, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, pediu que o Banco do Povo da China (PBOC, o banco central do país) continue dando suporte a um crescimento econômico saudável. De acordo com um comunicado publicado no site do governo central, Wen afirmou durante uma visita à sede do PBOC que a instituição deve apoiar a estabilidade dos preços e evitar riscos financeiros.

Segundo Wen, persistem os riscos nas finanças globais e no ambiente financeiro doméstico e as políticas do banco central precisam ajudar a solucionar essas questões. No ano passado o Produto Interno Bruto (PIB) chinês cresceu 7,8%, o ritmo mais lento desde 1999.

Wen reiterou que as autoridades devem gradualmente seguir adiante com a internacionalização do yuan, estimulando o uso da moeda em acordos comerciais e investimentos internacionais. O PBOC vem tentando dar ao yuan um papel maior no cenário global, permitindo centros de negócios no exterior e reduzindo as restrições sobre movimentos de capital entre fronteiras usando a moeda local. As informações são da Dow Jones.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente