Participamos do

Volume de venda cai 0,6% nos supermercados em 2012

12:32 | Jan. 30, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O volume de vendas nos supermercados caiu 0,6% no ano passado se comparado com 2011, de acordo com levantamento da Nielsen a pedido da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Segundo Olegário Araujo, responsável pela pesquisa, a mudança no perfil dos consumidores explica a maior parte dessa queda no ultimo ano. Em 2011 o volume cresceu 1,7% ante 2010.

"Com o aumento da renda, os consumidores estão em busca de comidas prontas ou semi prontas, levando à queda no volume de produtos", explica.

Araujo destacou por exemplo o crescimento das vendas de frutas e sucos prontos para o consumo, de 15,3% em 2012 sobre o ano anterior, enquanto o volume de açúcar recuou 10,3% no período. "Isso confirma que as pessoas estão procurando alimentos práticos e preocupados com a saúde", disse.

Outro destaque da pesquisa é que as lojas menores apresentaram um melhor desempenho neste ano, indicando que as pessoas estão procurando cada vez mais realizar suas compras próximo de casa em busca de praticidade. "Como a alimentação fora do lar cresceu, diminuiu a necessidade dos consumidores de buscar no autosserviço uma grande variedade de itens, o que também contribuiu para o avanço das pequenas lojas", observa Araujo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente