Participamos do

Vendas online devem crescer 25% em 2013, prevê e-bit

14:20 | Jan. 16, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
As vendas online devem crescer 25% neste ano em relação a 2012, de acordo com previsão da e-bit, empresa especializada em informações do setor. Um levantamento divulgado nesta quarta-feira mostra que e-commerce brasileiro deve faturar R$ 28 bilhões em 2013, em função da retomada do crescimento econômico e da aceleração das vendas de dispositivos móveis como tablets e smartphones.

A diretora de negócios da e-bit, Cris Rother, acredita que mais brasileiros vão aderir aos dispositivos móveis em razão da redução dos preços, conforme aponta o índice Fipe Buscapé, e pela maior oferta de pacotes de banda larga com valores mais acessíveis. "A cada ano vemos maior adesão dos brasileiros a dispositivos móveis. Somente em 2012 a queda de preços dos celulares em comparação a 2011 foi de 13,41%", explica Cris.

Ela avalia que o crescimento da classe C também deve contribuir para o aumento do faturamento do setor já que, aproximadamente, 56% dos novos entrantes pertencem a esse grupo. Por outro lado, o endividamento das famílias pode prejudicar as vendas online. "Em Novembro, por exemplo, 59% das pessoas disseram estar endividadas, sendo que e 6,8% declararam que não terão como pagar as dívidas, o que acaba refletido também no e-commerce. Caso esse endividamento fosse menor, o e-commerce poderia crescer ainda mais", disse.

Copa

Cris afirma que a aposta deste ano está focada na venda de televisores, puxada pela Copa das Confederações. "Vimos em 2010 um movimento muito forte na venda de eletrônicos, especialmente TV's de LED e tela fina, por conta da Copa do Mundo. Em 2013, teremos a Copa das Confederações, o que pode antecipar essa renovação dos aparelhos visando a Copa de 2014", analisa diretora da e-bit.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente