Participamos do

Vendas no varejo dos EUA sobem 0,5% em dezembro

13:15 | Jan. 15, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
As vendas no varejo dos EUA subiram 0,5% em dezembro ante novembro, para o valor sazonalmente ajustado de US$ 415,70 bilhões, segundo informou nesta terça-feira o Departamento do Comércio. O acréscimo foi maior do que o esperado por economistas ouvidos pela Dow Jones, que previam alta de 0,2%. O dado de vendas de novembro foi revisado para alta de 0,4%, de uma elevação anteriormente estimada em 0,3%.

Excluídos o setor de automóveis, materiais de construção e gasolina, as vendas no varejo avançaram 0,6% na variação mensal. Desconsiderando-se apenas automóveis, as vendas subiram 0,3%, ante uma expectativa de ganho de 0,2%.

As vendas das varejistas são um importante componente dos gastos com consumo, que respondem por cerca de dois terços da demanda na economia norte-americana.

A alta nos gastos no último mês de 2012 ocorreu enquanto a Casa Branca e o Congresso negociavam para evitar o chamado abismo fiscal, uma combinação de aumentos de impostos e cortes de gastos que teriam prejudicado o crescimento da economia. Num acordo de última hora, os dois lados decidiram manter os impostos para todos, com exceção dos mais ricos.

As vendas de veículos e autopeças foram fortes em dezembro, com alta de 1,6%. Já as de materiais de construção ficaram estáveis. As informações são da Dow Jones.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente