Participamos do

Secovi-SP prevê alta de vendas de imóveis este ano

08:12 | Jan. 16, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O mercado imobiliário na cidade de São Paulo deve mostrar recuperação em 2013 na comparação com 2012. De acordo com projeções divulgadas na manhã desta quarta-feira pelo Sindicato da Habitação (Secovi-SP), as vendas devem crescer até 5% neste ano, enquanto os lançamentos devem mostrar alta de até 10%. "Felizmente, as perspectivas para 2013 são melhores", afirmou em nota Celso Petrucci, economista-chefe do sindicato.

O Secovi-SP ainda não tem pesquisas completas sobre o mercado em 2012. Os dados mais recentes mostram que, entre janeiro e novembro do ano passado, as vendas caíram 1,9% ante o mesmo período do ano anterior. Já os lançamentos recuaram 23,2% no mesmo período. A retração foi explicada por ajustes nas operações das incorporadoras, associados a dificuldades de obter licenças para novos projetos.

Para que a projeção de melhora se concretize neste ano, o Secovi-SP afirma ser necessário que a nova administração municipal atue para resolver os gargalos existentes. "Apesar do progresso já alcançado com a implantação do Sistema de Licenciamento Eletrônico de projetos e da criação da Secretaria de Licenciamento, existe muito a ser feito", defende o vice-presidente de Incorporação e Terrenos Urbanos do Secovi-SP, Emílio Kallas. Segundo ele, é fundamental a revisão do Plano Diretor e da Lei de Zoneamento, a fim de ajustar os preços da terra, aproximar a moradia do emprego, e promover o adensamento na ocupação dos bairros.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente