Participamos do

Pacote de estímulos do Japão elevará dívida, diz jornal

10:00 | Jan. 12, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O pacote de estímulos do governo japonês depende fortemente de empréstimos, o que aumentará a emissão de bônus neste ano fiscal para quase 52 trilhões de ienes (US$ 629 bilhões) e colocará mais um peso financeiro nas costas do já endividado governo, informou hoje o jornal japonês Asahi Shimbun.

O governo do país aprovou ontem um pacote de estímulos econômicos no valor de 10,3 trilhões de ienes. Com os gastos de governos locais e do setor privado, os estímulos podem alcançar 20,2 trilhões de ienes.

O jornal informou que, como parte do orçamento suplementar elaborado para financiar o pacote, o governo precisará emitir bônus de construção no valor aproximado de 5 trilhões de ienes, além de outros bônus que totalizem 2,6 trilhões de ienes. Assim, o valor da dívida a ser emitida pelo governo durante todo o ano fiscal pode chegar perto de 52 trilhões de ienes, em comparação com os 54 trilhões emitidos no ano fiscal de 2011, quando o governo elaborou um orçamento para reconstrução após um terremoto seguido de tsunami ter atingido o país. As informações são da Dow Jones.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente