Participamos do

ONS prevê alta de 3,8% na carga de energia em janeiro

17:52 | Jan. 02, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) prevê crescimento de 3,8% na carga de energia elétrica em janeiro de 2013 frente ao mesmo período de 2012, para 61,782 mil MW médios. Essa projeção consta no relatório executivo do Programa Mensal de Operação (PMO) relativo ao período de 29 de dezembro de 2012 a 4 de janeiro de 2013. A carga é soma do consumo de energia e das perdas do sistema.

Segundo o ONS, a expectativa é de que a carga do subsistema Sudeste/Centro-Oeste expanda 4,6% no período de comparação, para 37,825 mil MW médios. A sinalização de ocorrência de temperaturas elevadas e o desempenho do segmento industrial, que deve ser similar ao do ano anterior, explicam a previsão de alta. No Norte, a carga deve subir ligeiramente em 0,6%, para 4,11 mil MW médios.

No Nordeste, o crescimento projetado é de 3,7%, para 9,269 mil MW médios, refletindo a continuidade do "bom desempenho que vem sendo observado na atividade econômica da região, voltada para o mercado interno". A expansão do consumo de energia das classes comercial e residencial também foi apontada pelo operador como um dos motivos para essa previsão.

Para o Sul, a previsão é de um crescimento da carga de 2,5%, para 10,578 mil MW médios, por causa das altas temperaturas para o período e do elevado consumo de energia para a irrigação. O ONS destacou que o desempenho da atividade econômica e o aumento das perdas da rede, em função da previsão da maior transferência de energia para a região, também têm contribuído para o aumento da carga no Sul.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente