Participamos do

Missão principal do Fed é estabilidade de preços

18:15 | Jan. 05, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A estabilidade de preços deve ser a missão principal do Federal Reserve, e não a estabilidade financeira, disse neste sábado o presidente do Fed da Filadélfia, Charles Plosser. "A estabilidade financeira não deve ser um objetivo explícito da política monetária", disse Plosser em um painel na reunião anual da Associação Econômica Americana, em San Diego. "A estabilidade de preços deve ser o objetivo número um do banco central", e nosso histórico nesse século de existência do Fed "não tem sido estelar".

Segundo Plosser, o Fed deve lidar com os mercados de forma separada, promovendo um sistema financeiro estável através do uso de seu "poder regulatório e de supervisão".

Plosser, que atualmente não é um membro com direito a voto no Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), não fez comentários sobre perspectiva econômica.

Ele disse também que o Fed tem consciência de que a política monetária bastante relaxada do banco central pode criar instabilidades financeiras, e está atento a qualquer sinal de que isso esteja acontecendo. Mas "é difícil saber" se isso está acontecendo, e às vezes pode ser "muito tarde", disse. As informações são da Dow Jones.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente