Participamos do

Membro da Agência Espacial Brasileira visita Ceará nesta quarta-feira

A visita, segundo a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado Visa prospectar futuras ações cooperativas entre o estado e a Agência Espacial Brasileira (AEB)
17:21 | Jan. 15, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O diretor de Satélites da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Gurgel, será recebido nesta quarta-feira, 16, por membros da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece).

A visita, que teria sido iniciativa da AEB, pretende estimular a atuação do estado no campo das pesquisas espaciais. De acordo com Gurgel, o Ceará teria potencial para sediar uma base de pequenos foguetes. Jijoca de Jericoacara, segundo o pesquisador, teria uma região propícia para isso.

Ele sugeriu que à Universidade Federal do Ceará (UFC) a abertura de cursos relacionados a esse nicho de pesquisa. A parceria no projeto seria feita com profissionais do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).

De acordo com Almir Bittencourt, secretário adjunto da Secitece, a vinda de Gurgel faz parte de uma visita preliminar para que se possa fazer uma sondagem das oportunidades possíveis no Ceará. Ele fala que o destaque dos cearenses nos principais vestibulares do País, como o ITA, tem estimulado a agência a buscar parcerias com o estado.

 

“Eles estão vendo a possibilidade de engajarmos esse pessoal que se forma no ITA e IME nas atividades do Ceará”, afirma Almir, ressaltando que a prospecção de mão de obra qualificada abrange tanto os cearenses quanto profissionais do sudeste.

Participarão do encontro os secretários René Barreira e Almir Bittencourt, membros da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) bem como membros do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e UFC.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente