Participamos do

Irlanda e Portugal querem prorrogar prazo de empréstimos

01:38 | Jan. 22, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Irlanda e Portugal solicitaram formalmente ontem a opção de estender os prazos dos empréstimos que receberam do fundo de resgate temporário da zona do euro e de um fundo de resgate da União Europeia criado em 2010. A informação é do ministro das Finanças da Irlanda, Michael Noonan. Ele destacou que, se o pedido for aceito, seu país poderá economizar bilhões de euros com a redução dos custos dos empréstimos.

Noonan disse que não houve objeções na reunião de ontem do Eurogrupo, que reúne os 17 ministros das Finanças de países membros da zona do euro. O pedido de Irlanda e Portugal será analisado por um grupo de altos funcionários da UE, que devem dar uma resposta em março.

A Irlanda recebeu 17,7 bilhões de euros da Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês), o fundo de resgate temporário da zona do euro. Outros 22,5 bilhões de euros foram destinados ao país pelo Fundo Europeu de Estabilização Financeira (EFSM, na sigla em inglês).

Já o resgate de Portugal é composto de 26 bilhões de euros do EFSF e mais 26 bilhões de euros do EFSM. As informações são da Dow Jones.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente