Participamos do

Governo estuda regionalizar leilões para usinas térmicas

14:07 | Jan. 22, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hübner, disse nesta terça-feira que o governo iniciou estudos para uma eventual realização de leilões regionalizados para a construção de usinas térmicas. Segundo ele, pode ser viável economicamente a implantação desses empreendimentos em regiões de maior demanda por energia.

"Regionalizar os leilões pode reduzir a concorrência, mas por outro lado isso pode ser compensado pela economia da construção de linhas de transmissão." Hübner, no entanto, ponderou que essa é apenas uma ideia que começou a ser colocada nas reuniões do Comitê de Monitoramento do Sistema Elétrico (CMSE).

O diretor confirmou informações já ditas por outras autoridades do setor elétrico de que a participação das térmicas na matriz energética brasileira tende a crescer nos próximos anos. Mesmo com a conclusão de grandes projetos de usinas hidrelétricas na região amazônica, o fato de parte delas não poder contar com grandes reservatórios de água deve reforçar a necessidade de uso da energia térmica em períodos de estiagem.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente