Participamos do

GOL e TAM estão entre as mais inseguras do mundo

18:35 | Jan. 11, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
As companhias aéreas brasileiras GOL e TAM estão entre as mais inseguras do mundo, segundo pesquisa divulgada pela consultoria alemã Jacdec, especializada em aviação. A pesquisa analisou 60 empresas de todo o mundo.

O ranking considera o número de acidentes em que as empresas se envolveram desde 1983, o número de mortos, o pior acidente da empresa neste período e há quanto tempo a companhia não registra nenhuma perda de aeronave.

A GOL foi considerada a 57ª empresa mais segura, entre as 60 avaliadas, com um índice de 0,931. Já a TAM ficou em 59º lugar, com índice de 1,077. Para se ter uma ideia, a empresa mais segura do mundo, segundo a Jacdec, é a finlandesa Finnair, com índice de 0,005 e nenhum acidente registrado nos últimos 30 anos.

Procuradas por EXAME.com, GOL e TAM afirmaram que não se manifestariam, e que apenas a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) iria se posicionar. Em nota à imprensa, a Abear afirmou que o ranking da Jacdec “de maneira alguma reflete a situação atual de segurança das companhias aéreas.”

“Esta entidade faz um levantamento do histórico de acidentes, considerando também o número de fatalidades envolvidas, e este índice realmente não avalia o nível atual de segurança de uma empresa aérea. O padrão utilizado não traduz a situação de segurança ou insegurança de uma empresa”, afirmou Ronaldo Jenkins, diretor de Segurança e Operações de Voos da ABEAR, na nota.

As informações são da Exame.Com

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente