Participamos do

Fed pode alterar juros sobre reservas de bancos

17:53 | Jan. 05, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Federal Reserve provavelmente usará seu poder para alterar a taxa de juros que paga aos bancos sobre as reservas que as instituições mantém no banco central, disse neste sábado a vice-presidente do Fed, Janet Yellen.

Desde a última vez que deu aulas de Economia, em 2003, as ferramentas de política monetária mudaram drasticamente, disse Yellen no discurso de abertura de um painel na reunião anual da Associação Econômica Americana.

Segundo Yellen, o Fed "quase certamente" alterará o nível dos juros sobre essas reservas quando decidir apertar a política monetária.

O Fed atualmente paga aos bancos 0,25% para manter esses fundos no banco central. Se a autoridade monetária decidir elevar essa taxa no futuro, isso pode motivar os bancos a deixar essas reservas no Fed e fora da economia, o que ajudaria a manter a inflação sob controle.

Yellen também observou que o setor de comunicações do Fed tem tido um papel central na última década. O banco central americano tem usado vários recursos recentemente para transmitir ao público por quanto tempo a taxa de juros de curto prazo deve permanecer próxima de zero. As informações são da Dow Jones.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente