Participamos do

Dieese diz que ritmo de queda no desemprego desacelera

14:26 | Jan. 30, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A redução em 43 mil no número de desempregados em dezembro sobre novembro de 2012, apesar de positiva, aponta para uma desaceleração nesse indicador do mercado de trabalho nas sete regiões metropolitanas pesquisadas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). "Em outubro, houve uma redução de 80 mil desempregados, em novembro a queda foi acentuada para 107 mil, o que, com o número de dezembro, mostra a desaceleração no ritmo da taxa de desemprego", explicou Ana Maria Delavenuto, economista do Dieese.

O órgão, juntamente com a Fundação Seade, realiza mensalmente a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) nas regiões metropolitanas do Distrito Federal, de Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, do Recife, de Salvador e São Paulo.

A economista destacou na PED o crescimento dos empregos com carteira assinada de 4,5% entre 2011 e 2012 e a queda de 5% no grupo de trabalhadores sem carteira assinada, o que ratifica o ritmo crescente de formalização no mercado de trabalho. Só na Região Metropolitana de São Paulo, os empregos sem carteira caíram 5,8% em 2012 e os com carteira cresceram 2,5%. Nos últimos dez anos, os empregos formais avançaram 61% e o sem carteira recuaram 12,2% na região, de acordo com a Fundação Seade.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente