Participamos do

Crédito ao consumidor deverá crescer a partir do segundo trimestre

07:49 | Jan. 07, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
As concessões de crédito ao consumidor deverão retomar um crescimento mais vigoroso a partir do segundo trimestre deste ano. De acordo com os economistas da Serasa Experian, a escalada da inadimplência no biênio 2011/12 impediu um desempenho mais favorável das concessões de crédito neste período.

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito ao Consumidor subiu 0,7% em novembro/12, atingindo o patamar de 100,3 pontos. Foi a primeira vez desde outubro de 2011 que o indicador situou-se acima do nível 100.

A normalização gradativa dos níveis de inadimplemento, tendência que começou a se configurar de maneira mais significativa a partir do último trimestre de 2012, que irá proporcionar, juntamente com os estímulos monetários e fiscais em curso e com o bom momento vivido pelo mercado de trabalho, uma retomada mais firme das concessões de crédito.

Segundo especialistas, a retomada de crescimento deverá ocorrer especialmente após o primeiro trimestre de 2013, dado o acúmulo sazonal de compromissos financeiros nos meses iniciais do ano (IPVA, IPTU, material e uniforme escolares, pagamentos das compras de final de ano, gasto com férias etc.).

Empresas

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito às Empresas recuou 0,3% em novembro de 2012, atingindo o patamar de 100,3.

Mesmo com essa queda mensal, o indicador continua oscilando acima do nível 100 há alguns meses, apontando que as concessões de crédito às empresas deverão acompanhar a trajetória gradual de recuperação do crescimento econômico ora em curso.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente