Participamos do

Compra de bônus pode gerar prejuízos para o Fed

08:23 | Jan. 30, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Federal Reserve está desenhando um caminho que deixa o altamente lucrativo banco central sem renda extra para fornecer ao Tesouro dos EUA por vários anos. Essa é a conclusão de cinco economistas do banco central norte-americano, que examinaram como os programas de compra de bônus afetarão a lucratividade do Fed no longo prazo.

Atualmente o Fed está obtendo grandes retornos sobre a carteira de bônus e enviando boa parte dos seus lucros para o Tesouro. Daqui a alguns anos, quando a economia dos EUA se fortalecer, o Fed deverá vender os bônus e elevar as taxas de juros de curto prazo para apertar o crédito e conter a inflação. Os economistas afirmaram que, naquele momento, o Fed poderá ter de vender os bônus com prejuízo e ter de gastar mais com os juros que paga aos bancos sobre as reservas que eles mantêm no banco central.

Isso poderá se tornar uma dor de cabeça política para o Fed e inclusive pode ser levado em conta na reunião de hoje do Comitê Federal do Mercado Aberto (Fomc) quando as autoridades do banco central decidirem sobre a continuação desses programas, que têm como objetivo diminuir os custos dos empréstimos, estimular o crescimento econômico e reduzir o desemprego.

A decisão do Fed está prevista para as 17h15 (de Brasília).

As informações são da Dow Jones.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente