Participamos do

CNI diz que 8 em cada 10 indústrias investiram em 2012

12:51 | Jan. 15, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O porcentual de indústrias que investiram em 2012 é o menor desde 2009, quando a Confederação Nacional da Indústria (CNI) começou a fazer pesquisa anual sobre o tema. Mesmo assim, oito em cada dez empresas consultadas pela Confederação investiram no ano passado.

De acordo com o levantamento apresentado nesta terça-feira, o total de companhias que investiram em 2011 foi de 88,7% e, no ano passado, de 80,2%. Em 2009, havia sido de 85,3%. Dentre as empresas que investiram no País no ano passado, 50,2% realizaram as aplicações de acordo com o planejado. O porcentual é menor do que os 57,8% registrados em 2011.

Também do total de empresas consultadas, 45,5% realizaram parcialmente seus investimentos em 2012, enquanto 4,2% adiaram ou cancelaram os investimentos planejados para o ano passado. As grandes empresas foram as que tiveram mais êxito na execução de seus investimentos: 57,6% dessas empresas conseguiram investir de acordo com o planejado, enquanto 39,4% realizaram os projetos de forma parcial e 3% adiaram ou cancelaram seus planos de investir.

O gerente executivo de política econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, avaliou que o volume de investimentos no ano passado foi menor porque a atividade do setor "sofreu bastante". Ele argumentou que, com a atividade mais enfraquecida, os empresários enxergam menos espaço para fazer aplicações em suas plantas. Castelo Branco comentou também que, com a atividade mais fraca, a necessidade de investimento é menor e mais focada em segmentos como reposição, e não em novas instalações.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente