Participamos do

Chuvas tranquilizam governo quanto à geração de energia

08:37 | Jan. 22, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Se 2013 começou com grande interrogação sobre a capacidade do País em gerar energia suficiente com a estiagem que há meses atingia a maior parte do País, o retorno das chuvas nas últimas semanas foi o bastante para tranquilizar o governo. Na segunda-feira, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, comemorou a ajuda dos céus para recuperar o nível dos reservatórios das hidrelétricas.

Menos de duas semanas após ter convocado coletiva para reforçar que não há risco de apagão ou racionamento de eletricidade em 2013, Lobão disse estar satisfeito com o início de fato da estação chuvosa na maior parte do País. "As chuvas estão dentro do previsto pelo governo para o período e vão preencher os reservatórios. Com isso, vamos garantir o suprimento de energia para este ano e para os próximos."

Dados divulgados na segunda-feira pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) corroboraram o comentário do ministro. De acordo com o órgão que monitora o abastecimento de energia em todo o País, os níveis dos reservatórios das usinas das regiões Sudeste e Centro-Oeste - que concentram quase 70% da capacidade de armazenamento brasileira - subiram 4,5 pontos porcentuais desde o início de janeiro. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente