Participamos do

Cenário para 2013 é de inflação em alta, avalia Fipe

15:22 | Jan. 16, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O diretor presidente da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Carlos Antonio Luque, disse nesta quarta-feira à Agência Estado que o cenário para 2013 é de crescimento da taxa de inflação, como apontam os indicadores e as previsões de alta nos preços controlados. "Mas não podemos caracterizar a retomada do fenômeno inflacionário pré-Plano Real", ressaltou Luque, em uma referência à disparada do índice e ao descontrole de preços visto entre meados da década de 80 e o início da de 90.

Na avaliação de Luque, a economia brasileira não dá sinais de forte crescimento, o que pressionaria a demanda e traria alta nos preços. Além disso, de acordo com o presidente da Fipe, "os mecanismos de indexação de preços à inflação não são tão presentes", completou.

Segundo ele, apesar da alta de 0,40% do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) em novembro ante outubro e de 2,76% sobre novembro de 2011, na série sem ajustes sazonais é inviável falar em retomada do crescimento econômico brasileiro. "Só podemos falar em retomada quando avaliarmos uma série mais longa, o que, por enquanto, é difícil", disse. "Mas, com o crescimento baixo de 2012, a probabilidade de a economia crescer mais em 2013 é maior, a menos que aconteça algum desastre, o que é improvável", concluiu Luque.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente