Participamos do

Augustin pode interromper férias para divulgar contas

12:58 | Jan. 24, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, entrou de férias esta semana por um período de duas semanas. Embora as férias só terminem no dia 1º de fevereiro, a expectativa no Ministério da Fazenda é que o secretário interrompa o descanso para anunciar o resultado das contas públicas em 2012.

Depois da operação de triangulação financeira que o governo adotou para fechar as contas públicas com superávit primário dentro da meta estabelecida, a expectativa em torno da divulgação do resultado é grande, inclusive porque se espera uma sinalização mais clara das autoridades em relação à estratégia de política fiscal que será adotada este ano.

Augustin e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, já fizeram declarações em que admitiram a possibilidade de um esforço fiscal menor este ano para abrir espaços para mais desonerações tributárias e investimentos. O governo quer ampliar a desoneração da folha de pagamentos e já anunciou uma aumento maior da redução dos custos de energia, que tem impacto fiscal.

As fortes críticas à falta de transparência da operação alimentam a expectativa de que haverá mudança na política fiscal em breve. Na virada do ano, o secretário trabalhou no período de festas de Natal e Ano Novo, quando monitorou o fechamento das contas públicas e da edição dos atos legais que permitiram a operação para o cumprimento da meta fiscal.

Ainda não há data marcada para a divulgação das contas do chamado Governo Central (Tesouro, INSS e Banco Central). Mas o resultado terá que sair antes das contas do setor público consolidado, previstas para serem anunciadas pelo Banco Central na próxima quarta-feira (30).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente