Participamos do

Aneel cobra Chesf por apagão no Piauí

10:00 | Jan. 19, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) quer um relatório sobre os apagões da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). Ontem um curto-circuito num transformador da subestação da Chesf em Teresina deixou cerca de 1,4 milhão de consumidores sem energia na cidade, que tem cerca de 850 mil habitantes, e em outros 32 municípios do Estado. O apagão durou cerca de uma hora, das 8 horas às 9 horas, quando a presidente da República, Dilma Rousseff, chegou ao Estado do Piauí. No início do ano, nos dias 3 e 4, um apagão de quase 5 horas deixou oito Estados do Nordeste às escuras de 23h30 às 4 horas da manhã.

A Eletrobras Distribuidora Piauí divulgou nota informando que a suspensão no fornecimento de energia foi de responsabilidade da Chesf. Na nota, informa que um curto-circuito atingiu um transformador de corrente da subestação localizada no bairro Tabuleta, em Teresina.

A direção da Chesf confirmou que a falta de energia atingiu 33 cidades do Piauí ontem. O problema foi causado por um princípio de incêndio num transformador numa subestação na zona sul da cidade. O fogo foi controlado pelos próprios funcionários da companhia. O equipamento foi isolado para depois ser substituído. O superintendente regional da Chesf, Aírton Feitosa, confirmou o curto-circuito. "O equipamento estava com tudo em ordem. Estamos apurando o que pode ter acontecido. É um equipamento pequeno, vertical, que é responsável pela proteção da subestação."

O Corpo de Bombeiros foi acionado e duas viaturas foram ao local. Os técnicos da Chesf solicitaram a suspensão do fornecimento de energia para substituir o equipamento danificado.

"Houve falha em um componente eletrônico, a cartela, que faz parte do sistema de proteção da subestação. Houve ordem para desligar a subestação. Isso às vezes pode acontecer", afirmou o diretor de operações da Companhia Hidrelétrica do São Francisco, Mozart Bandeira Arnaud.

ONS

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou que o fornecimento de energia no Piauí foi interrompido às 8h58 e foi restabelecido uma hora depois, às 9h54. O ONS disse que só se manifestará sobre os motivos do apagão após reunião com representantes das empresas envolvidas e da Aneel, na quarta-feira. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente