Participamos do

Álcool combustível deve ficar mais caro este ano

08:30 | Jan. 18, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Nos próximos meses, o percentual de etanol na gasolina passará de 20% para 25%. Com a maior demanda do álcool, a tendência é de que os preços do combustível continuem a se elevar, segundo o assessor de Economia do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Ceará (Sindipostos), Antônio José Costa. A elevação deve vir em abril.

“A tendência é que aumente mais ainda. Não deve haver redução no preço do etanol a menos que aconteça algum fator que ainda não estamos vendo”, analisou.

Costa disse ainda que a expectativa do Governo é de que a inclusão do álcool combustível minimize os efeitos da elevação dos preços da gasolina. “Teoricamente estão colocando esse percentual maior para que o impacto do aumento (da gasolina) diminua. O álcool é um componente mais barato, embora esteja em um preço elevado”, disse.

Com o aumento programado para abril, o Governo espera pela safra de cana-de-açúcar do Sul e Sudeste, explica Costa. No entanto, a medida pode não ter o efeito esperado. “Todos os indicadores mostram que a safra não será boa, mas o governo está na expectativa de que sim”, ressaltou.

Sobre a possibilidade de os usineiros continuarem a investir na produção do açúcar, commoditie com preço internacional ou se voltar para o etanol, Costa preferiu não especular. “Ninguém pode prever o que vai acontecer com o mercado externo em abril”, afirmou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente