PUBLICIDADE
Notícias

Taxa de juro do PSI será de 3% no 1º semestre de 2013

17:41 | 05/12/2012
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta quinta-feira que a taxa de juros do Programa de Sustentação do Investimento (PSI) para financiar máquinas e equipamentos será de 3% ao ano no primeiro semestre de 2013 e subirá para 3,5% no segundo semestre. "Assim teremos um programa anual de modo que as empresas possam se programar", disse o ministro. Segundo ele, as empresas podem ter previsão para investir.

Mantega disse que é importante que o setor privado participe do investimento no País. Ele destacou que o prazo de pagamento do crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é de até 120 meses, ou seja, 10 anos. Segundo Mantega, isso faz com que as empresas já estejam usufruindo do retorno dos investimentos antes de terem que fazer os pagamentos.

TJLP

Mantega anunciou também a redução da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) de 5,5% para 5% ao ano, a partir de janeiro. Segundo ele, a medida barateia as linhas de financiamento do BNDES, não somente as novas, mas também os financiamentos já tomados. Ele destacou que haverá uma redução de todo o estoque do BNDES, que gira entre R$ 400 bilhões e R$ 450 bilhões. "Todos que tomaram crédito se beneficiarão e estamos reduzindo o custo do financiamento no Brasil", disse Mantega.

TAGS