PUBLICIDADE
Notícias

Serasa: menos brasileiros buscaram crédito em novembro

10:04 | 11/12/2012
O número de brasileiros que buscaram crédito caiu 7,6% em novembro ante outubro, sem ajuste sazonal, informou a Serasa Experian, nesta terça-feira. Já na comparação com novembro de 2011, houve avanço de 5,3%. De janeiro a novembro de 2012, o Indicador da Demanda do Consumidor por Crédito recuou 3,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com nota distribuída pela empresa, o comportamento da demanda do consumidor por crédito em novembro foi impactado de modo negativo pelo número de feriados: foram três, sendo dois prolongados. Ao se fazer o ajuste por dias úteis, por exemplo, houve alta de 1,7% na demanda do consumidor por crédito em novembro ante outubro.

"Tais resultados indicam que, afora impactos pontuais de efeitos-calendários adversos, a demanda do consumidor por crédito está em claro processo de recuperação", observaram na nota os economistas da empresa.

A queda mais expressiva da demanda do consumidor por crédito ocorreu no Sudeste, onde houve baixa de 14,8% em novembro ante outubro. As três principais capitais da região - São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte - comemoraram o feriado da Consciência Negra em 20 de novembro. Além disso, o mês teve os feriados prolongados de Finados e Proclamação da República. Outra região que apresentou recuo foi o Nordeste (-1,7%).

Nas demais regiões houve alta na busca do consumidor por crédito em novembro em relação a outubro. No Sul, o avanço foi de 3,1%, no Centro-Oeste foi de 3% e no Norte, de 0,8%. Todas as camadas de renda pessoal mensal tiveram queda na demanda por crédito no mês passado. A baixa mais expressiva, de 9,6%, ocorreu entre quem ganha de R$ 1 mil a R$ 2 mil.

TAGS