PUBLICIDADE
Notícias

Segunda parcela do 13º salário deve ser paga nesta quinta-feira

Têm direito ao valor integral aqueles que trabalharam pelo menos nos últimos 12 meses para a mesma empresa. Nos demais casos, o valor é pago proporcionalmente ao tempo de serviço. No caso de demissão, o trabalhador recebe o percentual a que tem direito

07:57 | 20/12/2012

As empresas têm até esta quinta-feira, 20, para pagar a segunda parcela do décimo terceiro salário. O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) calcula que cerca de R$ 130 bilhões serão injetados na economia com os gastos do décimo terceiro, o que representa cerca de 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB). Na segunda parcela do décimo terceiro são descontados o Imposto de Renda (IR), a contribuição para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Após receberem a primeira parcela do 13º salário, que teve prazo para pagamento no dia 30 de novembro, os trabalhadores brasileiros devem ficar atentos à chegada da segunda parcela da gratificação, que deve ser paga, obrigatoriamente, até o dia 20 de dezembro.

VEJA TAMBÉM:
INSS começa a pagar segunda parcela do 13º salário
Pague as contas antes de gastar 13º salário com compras
13º salário deve injetar R$ 3,05 bilhões na economia do CE

Têm direito ao valor integral aqueles que trabalharam pelo menos nos últimos 12 meses para a mesma empresa. Nos demais casos, o valor é pago proporcionalmente ao tempo de serviço. No caso de demissão, o trabalhador recebe o percentual a que tem direito do seu 13º.

Assim como os trabalhadores já fazem contas esperando pelo salário extra do fim do ano, os empresários devem também se preparar para esse período. É o que afirma Edson Lopes, especialista em Gestão Tributária e Fiscal da Alterdata, empresa de Software de Gestão de Departamento Pessoal.

"Para o empresário, o cálculo do 13º salário é um pouco mais complexo, pois geralmente envolve diversas situações de trabalho. Há profissionais que recebem salário fixo e outros variável, neste último caso, por exemplo, a gratificação é calculada com base na média dos rendimentos variáveis recebidos mais o rendimento fixo daquele trabalhador", explica Lopes.

Em que gastar

Para o trabalhador que tira férias no fim do ano, o 13º salário é uma oportunidade para programar uma viagem, mas no caso daqueles que tiram férias durante o ano, a falta de programação faz muitos atrasarem contas no retorno, devido à antecipação do salário do mês anterior.

“Em geral, a gente recomenda que o trabalhador tenha parcimônia no gasto. O ideal é que guarde um pouco. Não resta dúvida que pagar as dívidas é muito importante”, detalhou Lopes. Ele lembrou que sempre no começo do ano há o pagamento dos impostos como IPTU e IPVA e a compra de material didático de quem tem filhos.

O recurso também deve ser visto como um dinheiro extra, recomenda o especialista. Pode ser uma boa oportunidade para comprar presentes, reformar a casa, trocar de carro ou para investir.

Redação O POVO Online

TAGS